Estradas com Piso Silencioso
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Estradas com Piso Silencioso
Estudos mais recentes têm mostrado que as estradas são uma das fontes principais de ruído nas cidades, mas a Universidade do Minho (UM) encontrou uma solução para o problema. Um grupo de investigadores está a desenvolver um novo piso, que é mais silencioso e pode ser aplicado de forma económica. A solução já foi testada em Braga e os responsáveis acreditam que pode ter um impacto positivo na qualidade de vida das zonas urbanas.
A solução proposta é relativamente simples. Os pavimentos das estradas são constituídos por agregados - pequenas pedras com tamanhos variáveis - e betão asfáltico. O tamanho do agregado confere determinadas características à camada de desgaste - que está em contacto com o pneu e é a principal responsável pelo ruído provocado. O que os investigadores da UM estão a fazer é a optimizar os tamanhos dos agregados, trabalhando com materiais mais pequenos do que o habitual.
A técnica utiliza os mesmos materiais que habitualmente são usados na pavimentação das estradas. "Assim, permite ao construtor uma solução mais barata, sem ter de reformular os equipamentos utilizados", explica Elisabete Freitas, professora que coordena o estudo.
A variante Sul de Braga, que faz a ligação entre as saídas das auto-estradas e uma zona habitacional, foi o primeiro local a receber este novo tipo de piso. A rodovia atravessa uma zona densamente povoada, bem perto de urbanizações, e o ruído foi, durante vários anos, um problema para moradores. Numa recente repavimentação, a autarquia chamou a UM para analisar o problema, tendo acabado por aceitar a colocação daquele piso ainda em fase de testes. "Tivemos óptimos resultados e um feedback muito bom das pessoas daquela zona", conta Elisabete Freitas.
A inovação permitiria, por exemplo, reduzir a altura das barreiras sonoras existentes, o que teria impacto positivo sobre a paisagem, argumenta. Mesmo dentro das cidades, onde se anda "muito depressa" em Portugal, considera a especialista, esta fórmula pode ter resultados positivos.
A solução proposta é relativamente simples. Os pavimentos das estradas são constituídos por agregados - pequenas pedras com tamanhos variáveis - e betão asfáltico. O tamanho do agregado confere determinadas características à camada de desgaste - que está em contacto com o pneu e é a principal responsável pelo ruído provocado. O que os investigadores da UM estão a fazer é a optimizar os tamanhos dos agregados, trabalhando com materiais mais pequenos do que o habitual.
A técnica utiliza os mesmos materiais que habitualmente são usados na pavimentação das estradas. "Assim, permite ao construtor uma solução mais barata, sem ter de reformular os equipamentos utilizados", explica Elisabete Freitas, professora que coordena o estudo.
A variante Sul de Braga, que faz a ligação entre as saídas das auto-estradas e uma zona habitacional, foi o primeiro local a receber este novo tipo de piso. A rodovia atravessa uma zona densamente povoada, bem perto de urbanizações, e o ruído foi, durante vários anos, um problema para moradores. Numa recente repavimentação, a autarquia chamou a UM para analisar o problema, tendo acabado por aceitar a colocação daquele piso ainda em fase de testes. "Tivemos óptimos resultados e um feedback muito bom das pessoas daquela zona", conta Elisabete Freitas.
A inovação permitiria, por exemplo, reduzir a altura das barreiras sonoras existentes, o que teria impacto positivo sobre a paisagem, argumenta. Mesmo dentro das cidades, onde se anda "muito depressa" em Portugal, considera a especialista, esta fórmula pode ter resultados positivos.
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